Calculadora de Produtos

Saiba a quantidade certa para aplicação dos produtos para Piscina

Obs.: Antes de aplicar qualquer produto realizar a analise do teste de Alcalinidade e Ph, se necessário corrigi-la.


Alcalinidade Total: A análise deve ser feita semanalmente e de acordo com o resultado da mesma é realizado um calculo para aplicação de produtos. A alcalinidade em si tem um parâmetro ideal de 80 a 120 ppm (parte por milhão).

O teste da alcalinidade é feita da seguinte forma: e necessário recolher 25ml de água em um recipiente em seguida aplicar 3 gotas do reagente AT1 após a mistura do reagente com a água ela irá alterar sua cor para azul ou rosa.

Caso a alteração seja para a cor rosa quer dizer que a alcalinidade está com 0ppm. Caso contrario a água fique com um tom de azul é necessário a aplicação do reagente AT2, cada gota deste reagente equivale um total de 10ppm caso a cor alterne de azul para rosa dentre a e 12º gotas ai sim a alcalinidade estará no ideal.

Para elevar a alcalinidade é necessário à utilização de um produto conhecido como Bicarbonato (elevador de alcalinidade).

Caso a analise indique que sua alcalinidade esteja baixa é necessário eleva-la para 100ppm caso contrario outros produtos como algicida manutenção e clarificante não tem efeito na água.

Exemplo: em uma piscina com 50m³ à alcalinidade total estava em 30ppm, neste caso a quantidade de bicarbonato ideal para eleva-la seria 5,950kg.

Calculo: Volume de água (50m³) X a quantidade de bicarbonato indicada (17g) X a quantidade que falta para o ideal da analise (7= 70ppm).


Ph: A análise deve ser feita semanalmente e de acordo com o resultado da mesma é realizado um calculo para aplicação de produtos. O Ph tem uma faixa ideal de 7.2 a 7.8.

Quando o Ph está fora deste ideal o correto é ajusta-lo, pois quando ele se encontra alterado é muito comum o banhista ter um mal estar, geralmente se tratando de ardência nos olhos e ressecamento de pele e cabelo, alem disso, o Ph muito alto faz com que a água tenha tendência a ficar muito turva com facilidade. Outro problema que é muito comum quando o Ph está alto é a corrosão dos dispositivos da piscina.

Forma de analisar: o modo mais eficiente e preciso de analise é com os reagentes líquidos.

Recolha a quantidade certa de água no recipiente, agite-o jogue fora e recolha novamente, após isso, adicione 4 gotas do

Reagente PH (vermelho) agite o recipiente novamente e analise se a tonalidade da água ficou ou não dentro do ideal indicado de 7.2 a 7.8.

© COPYRIGHT 2014 piscina.com. - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIMENTO: